3 APPS GRATUITAS PARA QUEM GOSTA DE LER

Nos dias que correm, a tecnologia e as aplicações são grandes aliadas para tudo. É a pensar nisso que vos trago este post! Como devem calcu...

Nos dias que correm, a tecnologia e as aplicações são grandes aliadas para tudo. É a pensar nisso que vos trago este post! Como devem calcular, nem que seja pelo título do post, as aplicações também podem ser grandes aliadas no que toca aos livros. Hoje, venho precisamente partilhar convosco algumas apps que prometem ajudar o vosso inner bookaholic. E, o melhor, todas elas são gratuitas! Vamos a isso?



Goodreads (Android e IOS)
Para a maior parte dos leitores, o Goodreads não é uma novidade. Contando com uma versão online uma aplicação para telemóvel, caracteriza-se por ser a maior rede social para leitores, sendo que já conta com mais de 55 milhões de membros! Aqui, podem estabelecer desafios de leitura a vocês mesmos, ter um registo dos livros que leram, dos livros que querem ler e ainda acompanhar as leituras dos vossos amigos, bem como ler críticas e reviews, quer deles, quer doutros leitores pelo mundo fora. Além disso, o Goodreads conta ainda com perfis de autores, onde podem fazer-lhes perguntas e acompanhar o trabalho deles, e com concursos para que os leitores escolham os melhores livros do ano, numa imensidão de categorias diferentes.



Instapaper (Android e IOS)
Quantas e quantas vezes não estávamos a ler algum tipo de artigo na internet e, por alguma razão, tivemos de deixar a leitura a meio e acabámos por perder o link? O Instapaper está aqui para garantir que isso não volta a acontecer! Funcionando de uma maneira muito simples e muito bem explicada, esta aplicação permite-te guardar os artigos que querias ler e, para além disso, deixa que os leias offline. Podes instalar a aplicação no telemóvel e/ou instalar a extensão que eles têm para o navegador, de maneira a também poderes guardar os artigos através do teu computador. O Instapaper tem ainda muitas outras funcionalidades, como destacar partes do texto, personalizar o tipo de letra, tamanho e espaçamento entre linhas e/ou palavras e até mesmo um "modo de leitura", em que te é apresentada uma palavra de cada vez, a uma velocidade de x palavras por segundo, sendo x um número à tua escolha, consoante a velocidade a que lês. Uma outra aplicação muito semelhante a esta é o Pocket - eu experimentei ambas antes de escrever este post e gostei mais da Instapaper, daí ter optado por falar sobre essa.



Priberam (Android, IOS e Windows Phone)
Uma das maiores vantagens da leitura é a forma como enriquece o nosso vocabulário. Contudo, não vale de nada aprendermos palavras novas se não soubermos o que elas significam, não acham? Já há uns anos que uso o Priberam como dicionário online, foi-me recomendado por uma professora e a verdade é que, até agora, nunca me deixou mal. Recentemente, descobri que, para além do site, este dicionário está também disponível no formato de aplicação, para o podermos levar para todo o lado! O seu modo de funcionar é do mais simples que há e, aqui entre nós, não acho que haja maneira mais rápida de saber o significado daquela palavra difícil que encontrámos mesmo a meio da página.

Como devem calcular, este post é fruto de alguma pesquisa e as três apps que vos apresentei são apps que uso e/ou experimentei antes de escrever, da maneira a poder dar-vos informação real e honesta. Há ainda uma imensidão de outras aplicações, dedicadas a e-books, a audio-books e até mesmo a livros de colorir, mas de todas as que encontrei, estas pareceram-me as mais indicadas para vos trazer - até porque também são completamente gratuitas e ninguém por aí gosta de pagar por aplicações, não acham?



Muito brevemente, quero ainda falar-vos de três outras coisas - o Wattpad, uma outra aplicação, destinada quer a leitores, quer a escritores, sendo que é a maior plataforma de escritores da internet; o Bookstagram, que, não sendo uma aplicação, é uma peculiaridade do Instagram, dedicada apenas a livros e o BookTube, que, novamente, não é uma aplicação, mas sim uma parte do YouTube, dedicada aos livros e à literatura.

E então? O que me dizem? Vamos ter a tecnologia como aliada neste nosso amor com os livros?

You Might Also Like

28 comentários

  1. Um site que adoro e uso regularmente - mas, acho, não tem app - é o Librarything.

    http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço, mas vou visitar; obrigada pela sugestão! Obrigada também pela tua visita e pelo teu comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  2. Não conhecia o Instapaper, mas estou familiarizada com o Goodreads que é sem dúvida uma ferramenta muito útil na organização das nossas leituras e na descoberta de outras! Fico então também á espera dos teus próximos posts sobre o Wattpad e o Booktube!

    Beijinhos!
    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Goodreads é mesmo aquele com que a maior parte dos leitores já está familiarizado; sobre o Wattpad, o BookTube e o Bookstagram, provavelmente poderás contar com mais informação em breve!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  3. Por incrível que pareça só conhecia o goodreads. Sou uma fã de livros muito desleixada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, antes de pensar em escrever este post e de ir pesquisar, só conhecia o Goodreads e o Priberam, sendo que conheci ambos por indicação de outras pessoas. Estamos cá para isso mesmo - para dar a conhecer mais uns aos outros!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    ainda não conhecia, tenho de ver :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São todas muito úteis! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  5. awww, obrigado querida :D Os teus comentários deixam-me sempre super babado!!!

    Não conhecia mas é sempre bom estar atento a este género de aplicações. Vou também recomendá-las à minha tia porque também é fã de boas leituras em qualquer que seja o sítio.
    Ótimas dicas <3

    NEW TIPS POST | How old is your SKIN? :o TRY AND KNOW!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhh, que amor, fico muito contente! Recomenda, recomenda, ela vai gostar! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Também uso e estou completamente rendida! Obrigada pela visita e pelo comentário, querida!

      Um beijinho!

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Também uso e gosto muito! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  8. Olha eu costumo usar o Goodreads para manter um track do que ando a ler :3 a ah adoro o Wattpad *^* até tenho lá umas coisinhas publicadas xD eheh

    Beijinhos,
    Mii
    Comic Life Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o uso para isso, principalmente para quando não tenho um marcador comigo ahahah Em princípio irei falar do Wattpad, do BookTube e do Bookstagram daqui a uns tempos, fica atenta!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Um beijinho!

      Eliminar
  9. Não conhecia as aplicações,e como adoro ler,sou fanática por livros vai dar imenso jeito.muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ter sido útil! Obrigada eu, pela tua visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  10. admito que leio pouco durante o ano. é mais no verão, quando vou à praia sou capaz de acabar um livro em dois dias. Mas é sempre bom conhecer estas apps :D

    adorei o blog, estou a seguir! gostava muito que me seguisses também, se quisres claro ^^
    ah, e btw, ha giveaway no blog! participa!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje acabei um, precisamente na praia! Fico muito contente por teres gostado do Bookaholic e vou visitar o teu blog de certeza! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  11. confesso que nunca usei uma app para ler, leio apenas em pdf mas pelo que dizes estas app tem imensas vantagens acho que vou arriscar no instapaper acho que é a app que mais me vai ser útil, obrigada pelas sugestões Bia <3
    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por te poder ser útil! Obrigada pela visita e pelo comentário; espero que gostes do Instapaper!

      Um beijinho!

      Eliminar
  12. Eu amo ler, sou uma fissurada em leitura, mas você acredita que não consigo ler em tela de pc ou celular? Me sinto muito incomodada, gosto do cheirinho do livro kkkk Muito boas as indicações, alguns amigos meus já tinham compartilhado esses app's comigo!

    Acabei de conhecer seu blog, e eu estou amando tudo! Estou seguindo o blog, estou com metas para esse mês e eu espero que possa me ajudar a cumprir! Estou te esperando lá no blog ♥
    Beijos, e gostei muito do post

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas eu também tenho imensa dificuldade em ler no computador ou no telemóvel, só consigo mesmo nas histórias do Wattpad! Não há nada melhor que o cheirinho do livro e podermos mexer nas páginas.

      Fico muito contente por estares a gostar do blog e vou, com certeza, visitar o teu! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um beijinho!

      Eliminar
  13. Adoro ler em papel, mas vou experimentar. Obrigada pelas sugestões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, por isso é que nenhuma destas apps é uma app de leitura, mas sim um complemento ao papel! Obrigada eu, pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar
  14. Adoro ler e gostava tanto de conseguir ler nas aplicaçoes. Mas não ha volta a dar. Nao ha igual a um livro na mão.Ja tentei umas quantas aplicaçoes e uns quantos livros mas desisti sempre :(
    Talvez ainda tente estas aplicaçoes :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é precisamente o melhor destas - nenhuma é uma app de leitura, mas sim de complemento ao papel, excetuando a Instapaper, pois serve para guardarmos artigos e afins offline. Espero que tentes e que te dês bem com elas! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Um beijinho!

      Eliminar

O teu comentário é bastante importante para o crescimento do Bookaholic e para que eu saiba o que achas dos conteúdos e o que posso melhorar.

Por favor, deixa também o link do teu blogue quando fizeres um comentário, de maneira a que eu possa também visitá-lo. Não te esqueças também de preencher a opção 'Notificar-me', para que possas saber assim que eu responder.

Muito obrigada pela tua vista!